3 mentiras e 3 verdades sobre DIETA e EMAGRECIMENTO

Emagrecer não é tarefa fácil: você precisa traçar um objetivo e se dedicar ao máximo para alcança-lo. Nessa busca, é preciso tomar muito cuidado para não cair em uma furada e prejudicar seu bem-estar ou acabar frustrado com a falta de resultado.

+ Os 6 melhores vídeos de exercício do instagram de GRACYANNE BARBOSA

Contar com a ajuda de um profissional, principalmente nutricionista, é a solução ideal para aqueles que desejam perder peso de forma saudável.

Mas, nem todos tem acesso aos especialistas e procuram outras alternativas – como as dietas de internet, revista e indicadas por amigos. Alguns simplesmente param de comer por achar uma solução viável. Será que é? Separamos três mentiras e quatro verdades sobre dicas populares de emagrecimento.

Comer à noite engorda mais – MENTIRA

O horário da ingestão de alimentos não influencia no ganho ou perda de gordura, e sim a quantidade de calorias presentes. Não existe nada que comprove cientificamente essa teoria que se prolifera a anos.

Reduzir a quantidade de sal ajuda a emagrecer – VERDADE

O excesso de sal contribui para a retenção de líquidos e ainda pode aumentar a pressão arterial. É recomendável usar pouco na comida e procurar temperos alternativos, como molhos lights. Mas cuidado com os produtos industrializados, pois contêm grandes quantidades de sódio.

Contar com a ajuda de um profissional, principalmente nutricionista, é a solução ideal para aqueles que desejam perder peso de forma saudável.

Tomar água com limão pela manhã, em jejum, queima gordura – MENTIRA

Não existem evidências de que o método é eficaz na perda de peso. Na verdade, a mistura de água e limão inibe um pouco o apetite, mas não é a melhor opção e pode ser arriscado para o organismo.

Comer na frente da TV e do computador engorda – VERDADE

Quando você deixa a refeição em segundo plano e prende a atenção em outras coisas, acaba exagerando nas porções e quantidade de alimentos ingeridos. Além disso, ficar parado por muito tempo deixa o metabolismo lento e propício a armazenar gorduras.

Quanto menos gordura, melhor – MENTIRA

Como assim mentira? Pois é. Para a dieta ser eficaz, é necessário que tenha no mínimo 35% de gordura. Mas não se engane: comer bacon continua proibido. O ideal é substituir a gordura saturada por insaturada, já que esta ajuda a reduzir o colesterol no sangue, substância ligada ao risco de doenças cardíacas e derrames cerebrais.
É preciso tomar muito cuidado para não cair em uma furada e prejudicar seu bem-estar ou acabar frustrado com a falta de resultado

Guaraná e cafeína aceleram a queima de calorias – VERDADE

Os produtos considerados “termogênicos” apressam o metabolismo do corpo e incentivam a perda de calorias, por isso ganharam a fama de ‘queimadores de gordura’. Mas é importante ressaltar que não devem ser consumidos sem recomendação de um especialista ou prescrição médica.