Os amigos são uma extensão do nosso coração


Raquel Costa
, de São Bento do Sapucaí/SP, formada em Publicidade e Propaganda, é Artista Plástica e proprietária da Mandalas BEM ME QUEL. Entre em contato clicando aqui.

Acho que amigo é uma extensão da gente, igual esses plugins que instalamos no computador para aprimorar os programas, sabe? A amizade estimula a usarmos ao máximo a nossa capacidade de pensar, sentir e amar.

LEIA MAIS: Bob Esponja é um exemplo a ser seguido
LEIA MAIS: Os olhos do amor humano

Assim como a família é uma extensão da nossa alma, os amigos são uma extensão do nosso coração. São capazes de sentir a nossa felicidade e de sofrer com a gente sem precisar, necessariamente, demonstrar.

Se manter forte, seguro quando o outro está vulnerável, faz parte. É a extensão da proteção.

Quantas vezes presenciamos nossos amigos em prantos, engolimos as nossas lágrimas e as transformamos em colo protetor? Quantas vezes discordamos ou os contrariamos a fim de fazê-los enxergar o mundo além do óbvio, do normal? Quantas vezes os poupamos de algumas verdades para vê-los bem e confortáveis? Quantas vezes deixamos de lado nossas vaidades e interesses para darmos atenção as deles?

Os amigos são extensão do nosso coração

Amigo é aquele que já sabe o que você sente antes mesmo de você contar, porque tem uma perspicácia fora do comum. É se preocupar sem invadir espaço, é cuidar sem aprisionar, apoiar sem julgar. Estar sempre de plantão para socorrer quando preciso.

Também desenvolvemos outras competências jamais antes estudadas, como: psicologia, medicina, direito, engenharia, culinária, entre outros. Coisas que nenhuma escola ou faculdade nos ensina, embora muitos deles se formam daí.

Para ser amigo, é preciso abdicar do medo e da insegurança e entregar-se por inteiro. A amizade não tem espaço para incertezas.

Ou é amigo ou não é, simples assim. Como se faz para reconhecer um? Sinta se eles acompanham a frequência do seu coração. Caso não, desinstale-os.