6 atitudes machistas muito comuns nas baladas

Já pensou que triste sair para curtir com os amigos e se divertir, mas deparar-se com comportamentos machistas? É triste mas, acredite, acontece frequentemente. Nas casas noturnas, então, são muito comuns. Você, seja homem ou mulher, já viveu ou deparou-se com alguma situação assim.

+ Os 5 comportamentos machistas mais comuns nas escolas

Não lembrou? Bom, provavelmente sua cabeça também está repleta de pensamentos sexistas demais para te fazer reparar. O machismo está presente em pequenas atitudes constantes, algumas até banalizadas, mas que precisam acabar – sejam elas sutis ou pesadas. Separamos seis situações consideradas normais em baladas, para te provar quão enraizado na sociedade este tipo de preconceito está.

 atitudes machistas muito comuns nas baladas

6. “Mulher é VIP”

Pode parecer um benefício, mas por trás dele há uma grande dose de machismo e interesse. Indo contra o princípio da igualdade de gêneros, os donos e gerentes de estabelecimentos que adotam tal medida querem encher a casa de mulheres e, consequentemente, atrair o público masculino.

Você, seja homem ou mulher, já viveu ou deparou-se com alguma situação de machismo em baladas

5. Ser inconveniente e insistente

É o que mais tem nos rolês. Mesmo percebendo que a moça não quer papo e está tentando sair da situação sem ser indelicada, alguns caras continuam falando, puxando assunto e até mesmo segurando ela para prender a atenção. Além de machismo, é falta de educação.

Alguns homens são insistentes e não aceitam respostas negativas

4. Julgar pela aparência 

Sempre tem o grupo de babacas que analisam as roupas das jovens e usam títulos pejorativos para julgá-las. “Piranha”, “vagabunda” e “puta” são alguns comuns, principalmente se ela estiver com peças curtas. Se fica com vários, novamente, apontam o dedo para acusá-la. Mas, quando é o contrário, o cara é endeusado.

3. Aproximar-se sorrateiramente da mulher

Chegar sorrateiramente também é uma atitude inconveniente e machista na balada

Algumas mulheres não podem nem dançar sem que venha alguém por trás, sorrateiramente, e comece a “sarrar”, apalpar ou se esfregar nelas. Isso é considerado assédio e tais comportamentos podem ser denunciados na delegacia da mulher.

O MACHISMO ESTÁ PRESENTE EM PEQUENAS ATITUDES CONSTANTES, ALGUMAS ATÉ BANALIZADAS, MAS QUE PRECISAM ACABAR

2. Chegar beijando ou agarrando

Assim como o item acima, agarrar ou beijar a mulher sem consentimento é assédio. O pior é que acontece demais nas baladas, ainda mais quando os homens estão alcoolizados. De qualquer forma, tal atitude não tem justificativa, afinal, se há interesse, ele deve chamá-la para conversar primeiro.

1. Pedir desculpa ao namorado

Quando a jovem é comprometida, o cara até se desculpa. Mas não com ela, com o namorado. Isso é algo extremamente machista, pois mostra que ele respeita o homem com o qual ela se relaciona, e não a mulher em si.