Os 7 chakras principais e como eles influenciam a sua vida


Magna Prem
, de Fortaleza/CE, formada no Centro Metamorfose em Terapia Tântrica e Pompoarismo Tântrico. É terapeuta tântrica vibracional, instrutora de cursos livres de massagem tântrica e instrutora de pompoarismo da Terapia Tântrica e Desenvolvimento da Sexualidade Humana. Entre em contato clicando aqui.
Os chakras – chacras ou xacras – são centros de concentração enérgica que interceptam o corpo físico e os corpos sutis e espirituais. Tudo é feito de energia e os chakras atuam principalmente como distribuidores e transformadores da energia vital.

Temos sete chakras principais, cada um relacionado a uma parte do sistema endócrino, e a um aspecto do desenvolvimento humano.

Veja quais são os nossos chakras e como eles nos influenciam.

1. Chakra Básico – Muladhara (Raíz / Suporte)

Responsável pela absorção da energia Kundalini (energia telúrica, energia da terra) e pelo estímulo direto na energia do corpo e na circulação do sangue. Estabelece a conexão do corpo material com a terra, é o Chakra onde nasce e reside a energia Kundalínica. Sendo o primeiro Chakra reflete no primeiro instinto humano que é o instinto de sobrevivência.

Sua cor é O vermelho

Sinais de desequilíbrio: Medo de viver, pânico, depressão, estresse, problemas na coluna, nos pés, nas pernas e joelhos, abatimento físico e moral, hemorróida, impaciências, falta de dinheiro.

Sinais de equilíbrio: Segurança pessoal, estabilidade financeira, auto estima, força física, coragem para enfrentar as dificuldades da vida.

2. Chakra Sacro/Genésico – Swadhisthana (A Própria Morada)

Está localizado a três dedos abaixo do umbigo e está ligado aos testículos e ovários, que atuam na produção e regulagem dos hormônios da sexualidade. Responsável por regular os hormônios da sexualidade, da reprodução e da amamentação e do ciclo da maturidade sexual.

Sua cor é o laranja

Sinais de desequilíbrio: Ciúme, possessividade, dores lombares, problemas urológicos/ ginecológicos, infertilidade, disfunções sexuais, desgosto com a vida, falta de libido, incapacidade de criar e produzir.

Sinais de equilíbrio: Tranquilidade, saciedade de criação e abstração, sexualidade plena é natural, aceitação do outro, equilíbrio nos ciclos menstruais.

3. Chakra Solar – Manipura (Cidade das Jóias)

Localizado na região do plexo solar, controla o senso do poder pessoal, de realização e capacidade do indivíduo. É o chakra do “eu sou”, “eu posso”. É considerado também o veículo das emoções inferiores.

Sua cor é o amarelo

Sinais de desequilíbrio: Enjôo, irritação, egoísmo, narcisismo, egocentrismo, propensão para a raiva e violência, megalomania, úlceras de estômago, diabetes, pancreatite, anorexia/bulimia, hepatite, cirrose, desordens digestivas.

Sinais de equilíbrio: Coragem e poder pessoal, centramento, equilíbrio emocional, senso de segurança frente às adversidades, bom funcionamento do sistema digestivo.

4. Chakra Cardíaco – Anahata (Invicto ou Inviolado)

O Chakra cardíaco localiza-se no centro do peito. É o veículo das transformação das emoções primitivas, relacionadas ao instinto, em sentimentos mais elevados e lapidados. Remete o ser ao amor, o altruísmo e a compaixão.

Sua cor é O azul

Sinais de desequilíbrio: Sensação de vazio, baixas no sistema imunológico, bloqueio de emoções, rancor, mágoas, cardiopatias variadas, doação excessiva de si, sensação de impotência, inveja, indiferença e brutalidade, desordens no sistema nervoso.

Sinais de equilíbrio: Amor, compaixão, inspiração, esperança, generosidade, solicitude, calma, alegria, equilíbrio.

5. Chakra Laríngeo – Vishuddha (o purificador)

Localiza-se na base da garganta, é o Chakra da expressão e da comunicação, aquele que transforma as idéias e abstrações que existem em planos mentais, em Söns e gestos organizados, veículos de manifestação concretos.

É um Chakra de muita importância, pois uma parte significativa dos problemas de relacionamento da humanidade reside na incapacidade das pessoas de se comunicarem corretamente.

Quando bem desenvolvido, torna a pessoa um canal de amor para o trabalho de assistência, cura e desenvolvimento espiritual.

Sua cor é o verde

Sinais de desequilíbrio: Inflamações na garganta, hiper ou hipotireoidismo, problemas na faringe, indecisões, gagueira, dificuldades de expressão ou na concretização de ideias e projetos, conflitos nos relacionamentos, problemas de voz, medo da opinião alheia, mentiras crônicas.

Sinais de equilíbrio: Livre expressão de pensamentos, conhecimentos e sentimentos, eloquência, capacidade de ouvir com atenção e com o coração, transparência, honestidade, capacidade de realização e concretização, bons relacionamentos.

6. Chakra Frontal- Ajña (Centro de Comando)

O Chakra frontal está localizado no ponto central entre as sobrancelhas, considerado o “terceiro olho”, da visão correta, da capacidade de consciência.

Quanto mais consciência o Ser desenvolve, mais seu sistema bioenergético torna-se auto-regulado, e auto-curativo.

Sua cor é o índigo

Sinais de desequilíbrio: Incapacidade de cognição e raciocínio, rigidez mental, racionalidade excessiva, medo da verdade, confusão, tumores cerebrais, descontrole das funções do corpo, ataques apoplécticos, falta de discernimento.

Sinais de equilíbrio: Agilidade mental, abertura da intuição e visão interior, discernimento, inteligência emocional, capacidade de ver além das formas físicas.

7. Chakra Coronário – Sahashara (Lótus das Mil Pétalas)

Localizado a alguns centímetros do topo da cabeça ele é a porta de entrada com as esferas superiores, Divinas. Quando o indivíduo eleva sua energia ao topo da cabeça, é que ele experimenta as sensações de contato com o Sagrado, de realização, transcendência e plenitude, um estado de supraconsciência.

Sua cor é o violeta

Sinais de desequilíbrio: Falta de propósito, perda de identidade, medo de estar só, esgotamento crônico não associado a doenças físicas.

Sinais de equilíbrio: Descoberta do divino, abnegação, devoção, inspiração, valores, éticas. Irradiação da Vida com Plenitude e Pureza.

 

Somos energia, emanamos energia e absorvemos energia.
Então é muito importante observar qual energia você emana, rodeia e absorve.