Guia completo para reconhecer e lidar com a TPM da gata

Uma vez por mês ocorre um desequilíbrio hormonal, comum no organismo feminino, em razão da menstruação da mulher. Todo homem já sofreu, pelo menos uma vez na vida, os efeitos da TPM, a famosa “Tensão Pré-Menstrual”. Quem é casado, namora, é enrolado, fica ou convive com alguém do sexo oposto, vive em uma zona de perigo durante essa época.

+ Clitóris e sua importância para melhorar a vida sexual feminina

Lidar com a gata enquanto ela sofre com a TPM é extremamente complicado e nem todos conseguem. No sentido biológico,  esse fenômeno do universo feminino nada mais é que a  diminuição do nível de serotonina no corpo da mulher (substância responsável pela sensação de bem-estar e calma) e o aumento da prolactina (indicador do nível de stress).

Uma vez por mês ocorre um desequilíbrio hormonal em razão da menstruação da mulher

Ou seja: não é drama e nem desculpa para justificar um surto. Nesse período, elas não têm como controlar as reações que de seus corpos. E, obviamente, quem está por perto acaba pagando o pato também.

A mulher fica irritada e sensível durante a TPM

Como identificar uma TPM 

Dá para acreditar que mais de 150 sintomas já foram diagnosticados como TPM pela ciência? É difícil listar todos aqui, claro. Mas, para ajudar a reconhecer quando a mulher está “naqueles dias”, separamos os mais comuns:

  • Alterações de humor e irritabilidade;
  • Baixa auto-estima;
  • Insônia e agitação;
  • Hipersensibilidade emocional;
  • Inchaço, cólicas e dores abdominais;
  • Acne e agravamento de problemas dermatológicos  já existentes;
  • Tontura e dor de cabeça;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Sensibilidade anormal nos seios.

Lidar com a gata enquanto ela sofre com a TPM é extremamente complicado

Dicas para ajudar o homem e amenizar os efeitos da TPM

Ao contrário do que muitos desejam – e até sonham – não existe uma fórmula mágica para evitar ou curar esse desequilíbrio hormonal. Mas, não sofra! Separamos seis dicas excelentes, que te auxiliarão a diminuir os efeitos da TPM na sua esposa, namorada, amiga, irmã, etc. Confere aí:

6. Nunca afirme que ela está de TPM

Acredite, é muito pior. No fundo, as mulheres sempre sabem quando estão nessa fase complicada. Nem todas admitem, claro, mas a última coisa que ela precisa é um lembrete constante disso – ainda mais se for do tipo que não sabe como lidar com  a TPM.

 

5. Controle críticas e reclamações

Falar que ela está comendo demais, com o cabelo estranho, precisando de cuidado, ou que a roupa  não está boa pode ser sinônimo de morte, amigo. Por isso, evite ao máximo criticá-la e reclamar de seus atos. Se for muito necessário, faça com sutileza e carinho, pois pode acarretar uma crise intensa de choro e baixa autoestima.

Tenha paciência e não critique a mulher

4. Seja acolhedor e dê atenção 

Durante essa fase, o que a mulher mais necessita é atenção. Por isso, não retribua eventuais grosserias, mantenha a acalma e procure escutá-la. Faça com que ela se sinta acolhida por você. Ouça mais e fale menos, sempre. Dê carinho, cafunés e massagens.

Nesse período, as mulheres não têm como controlar as reações que de seus corpos

3. Não force a barra por sexo

Como já comentamos, é comum rolar certo desinteresse por parte da sua companheira durante a TPM. Isso faz parte da desregulação hormonal pela qual ela está passando. Por isso, não insista se ela disser não e muito menos tente algo contra a vontade. Espere e, quando menos esperar, tudo voltará ao normal.

 

2. Fuja das famosas DR’s

Sim, ela vai querer discutir a relação. Várias e várias vezes. E, como estará alterada emocionalmente, qualquer coisa que você disser de errado pode afetá-la profundamente e tomar proporções inimagináveis. Por isso, fuja e evite ao máximo as DR’s.

Chocolate funciona como medicamento durante a TPM

1. Dê chocolates e presentinhos

O chocolate funciona como um medicamento durante a TPM. Ele aumenta a serotonina, que é responsável pela sensação de bem estar, e deixa a gata um pouco mais alegre. Além disso, dê presentinhos baratos, como uma rosa, por exemplo. Pode ser simples, mas demonstrará afeto e acalmará os ânimos dela.

Pronto. Agora é só esperar passar!