Como vencer a timidez em 6 passos importantes

A timidez é um problema real e existe em vários graus: desde “ficar sem jeito” diante de algumas situações até travar completamente. Essa “inibição” pode até privar suas vítimas de momentos inesquecíveis, causar problemas sociais e prejudicar a vida pessoal e profissional.

+ O crush é tímido? Saiba como conquistá-lo em 7 passos

Quantas vezes você hesitou e deixou de viver algo, ou conhecer alguém, por medo e insegurança? Isso acontece muito com as pessoas tímidas, acredite. Há quem diga que a timidez não passa de “frescura”, mas está longe de ser. Esse mal está ligado à diversas questões psicológicas, sabia?

Quais as causas da timidez?

Hipersensibilidade, insegurança, ausência de habilidades sociais e perfeccionismo, basicamente. Isso gera angustia, constrangimento e vergonha, sentimentos que causam desconforto, medo e hesitação em determinadas circunstâncias – sejam elas cotidianas ou extraordinárias.

Como vencer a timidez em 6 passos importantes

Ou seja, se você sofre com a timidez, os excessos de autoconsciência, autoavaliação negativa e preocupação te atrapalham. Cansou de ser tímido? Quer aproveitar mais e melhor a vida? Separamos seis passos para te ajudar a driblar isso.

A timidez é um problema real e existe em vários graus: desde “ficar sem jeito” até travar completamente

6. Entenda e aceite sua condição 

Para começo de conversa, é essencial descobrir o seu grau de timidez e assumi-lo. Um dos maiores erros é tentar negar ou até mesmo disfarçar essa insegurança, pois ela aumentará gradativamente dentro de você. Portanto, nada de “negar as aparências e disfarçar as evidências”, como diria Chitãozinho e Xororó.

5. Pare de enxergar o mundo como um grande inimigo

As pessoas não são ruins e não passam 24 horas julgando suas atitudes. Claro, há exceções, assim como em todos os casos. Mas, no geral, seus colegas, amigos, familiares e conhecidos não apontarão seus defeitos e rirão da sua cara por motivos banais. Essa é uma neura comum para os tímidos que precisa ser deixada de lado.

Hipersensibilidade, insegurança, ausência de habilidades sociais e perfeccionismo são algumas das causas da timidez

4. Pratique a autovalorização

Pare de colocar dos defeitos acima das qualidades. A forma que os outros te vêem é um reflexo de como você enxerga a si próprio. Portanto, quando você valoriza seus pontos fortes e minimaliza os fracos, consequentemente, aqueles que te rodeiam farão o mesmo. Entenda o quão incrível você é. A mudança começa de dentro para fora.

3. Não cobre tanto de você mesmo

Todo mundo, em algum momento, falha. É comum, faz parte da vida. Não adianta exigir uma perfeição em suas ações, pois é algo inatingível para o ser humano. Aceite! Então, não deixe de conversar coma alguém por medo de gaguejar, ou de apresentar algo por medo de dar branco. Isso acontece. Não dá para ser 100% certinho.

A timidez tem muito a ver com a insegurança

2. Saia da zona de conforto

Conheça pessoas e lugares novos. Seja otimista, não deixe o medo te prender nesse “mundinho” que você vive. Viver para sempre na zona de conforto não é timidez, mas sim covardia. Aceite elogios, tente soltar-se mais. Isso mudará – e muito – sua forma de ver e lidar com o mundo.

 Há quem diga que a timidez não passa de “frescura”, mas está longe de ser

1. Procure ajuda profissional

Caso sua situação seja um pouco mais grave que o comum e nada disso ajude, vale procurar um psicólogo. Iniciar um tratamento não é sinônimo de fraqueza ou incapacidade, pelo contrário. Precisa ser muito corajoso para procurar ajuda. Por mais difícil que seja, pense sempre que valerá muito a pena no final.