A evolução da profissão de DJ ao longo dos anos


Dan Julio, de São Paulo/SP, formado em Engenharia Civil. Especializado em Progressive House, House e Bigroom House, é DJ profissional há 6 anos. Integrante do grupo Freak StarZ Records. Entre em contato através do Facebook, do Instagram ou clicando aqui.

 

Como todos sabem, os DJs (Dee Jay ou Disc Jockey) são responsáveis por agitar as festas e eventos com suas mixagens. Eles emendam uma música na outra, como se fosse uma só, e garantem uma vibe incrível para o ambiente. Engana-se quem pensa que isso ocorre só com música eletrônica – são vários estilos: hip-hop, funk, pop e até mesmo sertanejo.

+ Música e business: como garantir o sucesso da sua marca

Mas você sabe como foi a evolução desde o surgimento da profissão, nos anos 70, até os dias de hoje? Em termos de equipamento, mudou pouco. Antigamente, a forma era totalmente analógica, utilizavam toca discos para a remixagem. Hoje, os CDJs (Compact Disc Jockey) são a principal ferramenta para produção musical. Na verdade, a maior mudança foi no responsável por operar essas ferramentas, ou seja, no próprio DJ.

os DJs  são responsáveis por agitar as festas e eventos com suas mixagens

Principais diferenças entre o trabalho do DJ no passado e presente 

No começo, o DJ dividia suas atribuições em dois fundamentos: fazer um mixagem de qualidade, com boas técnicas, e ter um repertório musical amplo, que agradasse seu público alvo. Até o surgimento do CD e MP3, era difícil conseguir um número bom de canções, pois elas estavam disponíveis apenas em vinil, e encontrar a track desejada era tarefa árdua.

Os djs usavam toca discos para remixar as mísicas

Sei que vão dizer que hoje a aquisição de faixas está muito mais fácil – e está mesmo. A internet e o formato MP3 facilitaram muito o serviço. Se uma música é lançada do outro lado do mundo, em minutos você já a tem prontinha para discotecar.

Principais funções do DJ moderno

Além das atribuições do nosso “avô” DJ, a versão moderna desenvolveu algumas a mais das já citadas no texto. Claro, continua praticando as boas técnicas de mixagem e com um repertório vasto. Hoje em dia, os profissionais aproveitam muito mais sua imagem e a influência das redes sociais para atrair cada vez mais fãs e construir carreira e marca.

a maior mudança foi no responsável por operar os equipamentos, ou seja, no próprio DJ

Falando de forma prática, o DJ deixou de ser “o cara que toca” e se tornou uma junção de relações públicas, promoter, blogueiro, modelo produtor e fotógrafo. Afinal, sempre rola uma selfie durante os eventos.

  • Os DJs são responsáveis pela animação das festas e eventos;
  • Os equipamentos utilizados mudaram pouco com o tempo;
  • Antigamente, montar um repertório era dificuldade;
  • A internet facilitou o trabalho do DJ;
  • Hoje em dia o DJ tem mil e uma funções e aproveitam as redes sociais para ajudar na carreira;

Mas, com certeza, vale muito a pena tudo que nós, DJs, temos que fazer.  Ver pessoas que admiram seu trabalho e levar o público a dançar e curtir na pista não tem preço, é recompensador.