As melhores dicas para curtir Cartagena das Índias gastando pouco

Clayton Clemente mora em Guarulhos/SP, formado em Engenharia de Produção, é apaixonado por viagens e mantém o Instagram Rock n’ Road. Entre em contato clicando aqui.

Banhada pelo Mar do Caribe, Cartagena das Índias, na Colômbia, foge das badalações de outras cidades pertencentes ao Caribe, porém encanta a qualquer um com a beleza existente por trás de suas muralhas.
Estas construídas devido às constantes invasões de piratas no passado, quando a cidade era o principal porto de escoamento de todas as riquezas da América Espanhola para o mundo devido a sua localização estratégica.

Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade, Cartagena também serviu de inspiração para Gabriel Garcia Márquez escrever “ O Amor nos Tempos do Cólera” , um dos seus maiores Best Sellers e anualmente sedia o Festival Internacional de Música.

  • O melhor roteiro para conhecer Cartagena das Índias;
  • Como chegar em Cartagena das Índias;
  • O que fazer em Cartagena das Índias;
  • Muralha e Cafe del Mar;
  • Castillo e San Felipe;
  • Convento La Popa;
  • Torre do Relógio;

Caminhar pelas ruas de Cartagena, faz você viver uma incrível viagem ao passado ao conhecer a cada esquina, um pouco da história do local, recheado de lendas e mistérios dos século passado.

a muralha, conhecer um castelo e apreciar um magnífico pôr do Sol no Café del Mar, são atividades indispensáveis.

O melhor roteiro para conhecer Cartagena das Índias

O Tempo necessário para ficar em Cartagena vai variar da disposição de cada um para os passeios diários. Eu utilizei 3 dias inteiros, e separei aqui as dicas sobre o que fazer em cada um dos dias.

Como chegar em Cartagena das Índias

Todos os voos que saem do Brasil para Cartagena obrigatoriamente fazem escala em Bogotá e a viagem para a cidade amuralhada dura cerca de 1 hora. As principais empresas que fazem este trajeto partindo do Brasil são: Avianca, Copa Airlines e Tam (Em parceria com a LAN).

A viagem total dura aproximadamente 7 horas, incluindo o trecho até Bogotá. O aeroporto é relativamente perto da cidade, mas vale a pena pegar um Taxi. O valor do Taxi deve ser sempre negociado antes antes da corrida e geralmente custa em torno de 10 mil pesos (moeda local), que é equivalente a R$ 10,00.

O que fazer em Cartagena das Índias

Dia 1: O primeiro dia em Cartagena é aconselhável pegar um Mapa da Cidade e caminhar sem pressa e perder-se por suas ruas. Cartagena exala alegria em uma explosão de cores das casas e da animação dos moradores, sempre simpáticos e receptivos como não podia deixar de ser quando se fala do povo colombiano.

Não esqueça de tomar bastante água e caprichar no protetor solar e se possível um chapéu.

Conheça o museu o ouro, o museu das esmeraldas e experimente diferentes sucos de frutas típicas colombianas. Se ainda tiver pique, caminhe sobre a Muralha, são cerca de 8Km e é possível dar a volta no Centro histórico.

Dia 2: Acorde bem cedo e procure pelos passeios para as Islas Rosario e Playa Blanca de Baru, geralmente os hotéis, em convênio com as empresas que realizam os passeios, já os oferecem na própria recepção, mas se quiser tentar pechinchar um pouco, pode ir diretamente ao Cais, que fica próximo à Torre do Relógio.

Tenham certeza de que estão contratando passeios cujas empresas sejam credenciadas, pois existem vários clandestinos que oferecem passeios com a “taxa portuária inclusa” com um valor bem abaixo do convencional, mas não vale a pena se arriscar a toa.

Eles adoram pechinchar, então não compre logo de cara e levem dinheiro trocado.

Se você quer fazer Snorkeling, a opção são as Islas Rosários mas se procura passar um dia em uma praia com areias claras e um mar fantasticamente verde, a Playa Blanca de Baru é o seu lugar. O único problema são os vendedores que tentam te empurrar desde massagens até colares de pérolas.

Dia 3: O terceiro dia pode ser utilizado para conhecer os demais atrativos turísticos da cidade, principalmente os que ficam do lado de fora da Muralha.

Muralha e Café del Mar em Cartagena

muralha-e-cafe-del-mar

Embora você no primeiro dia já tenha visto a muralha, agora vale a pena caminhar por cima dela, principalmente após as 16:00 pois o fim da caminhada será no belíssimo Café del Mar. O Café abre por volta das 17:00 e é o melhor lugar da cidade para se ver o pôr do sol. Peça um drink, sente-se diante do oceano e aprecie este espetáculo da natureza.

Castillo San Felipe em Cartagena

castillo-san-felipe

Fora das muralhas da cidade, o castelo fica no alto de uma colina e o acesso é fácil a pé, partindo da muralha. Lá você pode contratar um passeio com guia em áudio e além de conhecer as galerias subterrâneas pode dar um passeio por fora e contemplar um belo visual.

Convento la Popa em Cartagena

convento-la-popa

A chegada ao convento deve ser feita via Taxi, pois fica em uma região não muito segura da cidade, mas indo de carro não há problema algum. Lá é um outro ponto onde se tem uma visão muito bonita da cidade, em um desnível de mais ou menos 150m acima do nível do mar. Muita história existe neste local.

Torre do Relógio em Cartagena

torre-do-relogio

Este local marca a entrada antiga da cidade, pois era a única entrada quando a cidade era totalmente impenetrável pela muralha. Durante a noite é um ponto de encontro bacana, com diversos barzinhos em volta.

Onde ficar em Cartagena das Índias

Cartagena, como toda cidade turística possui opções de hospedagem para todos os tipos de pessoas e bolsos. Mas é bom sempre reservar, pois a procura é bastante intensa. Quando estive, fiquei no Hostel El Viajero, uma opção barata e divertida para quem quer conhecer pessoas.