AMANTE NÃO TEM LAR de MARÍLIA MENDONÇA faz sucesso e letra causa polêmica na internet

Marília Mendonça é um dos principais nomes do “feminejo” – onda de mulheres que tomaram conta do sertanejo, desde o final de 2015. O segundo DVD, “Realidade”, gravado ao vivo em Manaus, foi lançado no começo do ano e é uma verdadeira coletânea de sucessos.

+ DE QUEM É A CULPA consagra MARÍLIA MENDONÇA como a Rainha da Sofrência

O maior deles, “Amante não tem lar”, conta com a singela marca de 121 milhões de visualizações no vídeo oficial, no Youtube. Mais de 620 mil pessoas curtiram o single, divulgado pela cantora em janeiro como uma “prévia” do que estava por vir.

  • Compositor: Marília Mendonça e Juliano Tchula;
  • Data de Lançamento: 13 de janeiro de 2017;
  • Gravadora: Som Livre;
  • Formato: Download digital/ Airplay;

E não teve jeito: logo de cara, a música caiu nas graças do público e começou a tocar em todas as principais rádios brasileiras. Mas nem todo mundo gostou da história contada pela cantora na letra da canção – ou pelo menos da forma que foi retratada.

Marília Mendonça é acusada de incentivar o machismo

“Infiel”, hit que fez a carreira da sertaneja decolar, foi elogiado por incentivar o empoderamento feminino. Dar “um pé na bunda” do homem e não aceitar ou perdoar a traição. Em contrapartida, “Amante não tem lar” gerou uma série de críticas à Marília que, junto com Juliano Tchula, escreveu a música.

“Amante não tem lar” conta com a singela marca de 121 milhões de visualizações no vídeo oficial

O enredo é, basicamente, uma amante desculpando-se com a esposa por ter um caso com o marido. Trechos como “ele te ama de verdade e a culpa foi minha, minha responsabilidade, eu vou resolver” e “o preço que eu pago é nunca ser amada de verdade, ninguém me respeita nessa cidade” foram duramente repreendidos. Segundo fãs da artista e internautas no geral, o conteúdo é machista e de extrema culpabilização da mulher.

Letra de “Amante não tem lar” recebe críticas nas redes sociais

A jornalista Deborah Bresser, em um artigo, ressaltou: “Traição é um tema complexo, que não pode e não deve ser reduzido à essa visão arcaica e machista que joga toda a culpa na amante. Onde há uma amante, há um marido traidor. Simples assim. A letra da música de Marília Mendonça, ao reforçar essa ideia, joga contra as mulheres desta vez. Uma pena”.

O enredo é, basicamente, uma amante desculpando-se com a esposa por ter um caso com o marido

E ela não é a única a pensar assim. No Twitter, vemos mulheres – e até homens – reclamando sobre a composição. Especificamente, da forma que ela inferioriza e difama a imagem feminina, isentando o cara casado da culpa. Dá uma olhada:

Vale lembrar: em entrevista, Marília Mendonça revelou que não acredita no feminismo e nem concorda com os conceitos.

  • A canção tem 121 milhões de visualizações no Youtube;
  • O maior sucesso do novo DVD de Marília Mendonça;
  • Apesar de agradar a maioria, alguns problematizaram a letra e acusaram a cantora de incentivar o machismo;
  • Conta a história de uma mulher que se culpabiliza por ter um caso com o marido de outra.