Quais são e como identificar as famílias de cerveja


Leandro Webster
, de São Leopoldo/RS, Gerente de Projetos, graduado em Processos Gerenciais e pós-graduando em Engenharia de Software. Mantém o blog Ceva No Bar. Entre em contato clicando aqui.
Cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida através da fermentação de materiais com amido – principalmente cereais maltados, como a cevada e o trigo. Seu preparo inclui água, como parte importante do processo.

+ Degustação de cervejas: 5 dicas úteis na hora de beber

Algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como: frutas, ervas e outras plantas. Também sabemos que o universo cervejeiro é muito amplo e complexo, repleto de aromas, sabores, cores, estilos e, como falamos no título desse post, famílias.

Quais são e como identificar as famílias de cerveja

Existem várias etapas importantes no processo de fabricação de cerveja. Uma das que mais se destacam é a escolha do tipo de fermentação pelo qual o produto passa. Este processo de fermentação nos levará às diferentes famílias de cervejas – sendo “Ale” e “Lager” as principais, das quais derivam mais de 120 estilos.

O que diferencia as cervejas “Ale” das “Lager”  é o tipo de fermento utilizado. É na fermentação que a levedura “come” os açúcares do mosto cervejeiro, transformando em álcool e CO2. Aí que a cerveja adquire seus sabores e aromas.

sabemos que o universo cervejeiro é muito amplo e complexo, repleto de aromas, sabores, cores, estilos e famílias

Para quem faz cerveja, é muito importante saber qual fermento vai usar, pois, para cada escolha, há um processo diferente. Além disso, o fabricante precisa saber em qual temperatura o tanque estará, quantos dias vão durar o processo de fermentação e, posteriormente, o processo de maturação.

Cervejas da família “Ale”

São as famosas cervejas de alta fermentação. Nelas, usa-se um fermento específico, que começa seu trabalho entre 14º e 25º C. A levedura fica em suspensão dentro do tanque. Foi esse o motivo de ganhar o nome de “alta fermentação”.

Este processo de transformação tem cerca de sete dias e libera, além de álcool, CO2 e diversos subprodutos. Os ésteres, que dão um perfil mais evidente. Em sua maioria, são muito aromáticas e complexas, de sabores com toques de flores e frutadas, mais perceptíveis do que as outras.

as famosas cervejas de alta fermentação, nas quais usa-se um fermento específico

Principais estilos

Particularmente, é o tipo de cerveja que prefiro, devido à sua complexidade e variedade de aromas e sabores, dando aquela “graça” na cerveja. Os estilos mais conhecidos são: IPA, Weiss, Brown Ale, Saison, Stout, Porter, Dubbel, Trapistas, Pale Ale, Strong Golden Ale, Bitter.

Curiosidade: as primeiras cervejas foras as Ales. Na época, não existia ainda as do tipo Lager, que surgiram por volta do ano 1400. Segue, abaixo, uma imagem no formato de organograma, para ilustrar e facilitar o entendimento dos estilos que estão dentro desta família.

Cervejas da Família Ale

Cervejas da família “Larger”

Apesar de ser a família mais conhecida no mundo, por conta da Pilsen, este estilo só começou a ser fabricado por volta de 1400. No sul da Alemanha, as cervejas passaram a ser produzidas em cavernas. Como falamos anteriormente, até então, somente as Ales eram conhecidas.

Apesar de ser a família mais conhecida no mundo, por conta da Pilsen, este estilo só começou a ser fabricado por volta de 1400

Comercialmente, ela só começou a se destacar depois do século XIX, com a chegada da refrigeração mecânica. A baixa fermentação trabalha em cerca de 10 º C nos tanques. Isso reduz a produção de ésteres e outros componentes de sabor. Por isso, nesta família em geral, o paladar é mais leve e as cervejas são mais carbonatadas e de fácil aceitação. A grande maioria das cervejas ditas “comerciais” são Lagers.

Principais estilos

Hoje, entretanto, não há uma regra. Também podem haver estilos mais complexos e aromáticos, como por exemplo, a Pilsen de Bergamota da Cervejaria Hunsrück, de Dois Irmãos – RS.

Os estilos mais conhecidos são: Helles, Bock, Schwarzbier, Vienna, Malzebier, Pilsen, American Light Lager. Segue, abaixo, uma imagem no formato de organograma, para ilustrar e facilitar o entendimento dos estilos que estão dentro da família das Larger.

Cervejas da família larger

Como falei no início do texto, estas são as famílias principais. Ainda existe a Lambic (fermentação espontânea) e as híbridas, que envolvem a mistura de diferentes processos. Para quem quer saber um pouco mais sobre as famílias (e estilos) de cerveja, vale efetuar o download do Guia de Estilos do BJCP (Beer Judge Certification Program), disponível em inglês.