Ser ou não ser não está em questão


Silvia Kuntz
, de Roma/IT, formada em Jornalismo pelo Mackenzie e Teologia pela Pontificia Università della Santa Croce. Faz parte do comitê organizativo e departamento de comunicação do Univ Congress. Entre em contato clicando aqui.

 

Uma das principais diferenças entre o ser humano e os outros seres vivos é a capacidade de se relacionar com o “Ser Superior”. Não há nada mais humano que o espiritualismo. Parte de nós é puro espírito, embora forme uma só coisa com nosso corpo. Você pode chamar de alma, de psique, o que seja… O importante é que temos algo imortal e a ânsia de viver para sempre.

+ Veja mais sobre COMPORTAMENTO e ESPIRITUALIDADE

Como a maioria das pessoas, tenho muitas paixões: tentar traduzir essa relação humano-divina em palavras faz parte delas. O mundo já está cheio de gente que fala muito e sabe pouco. Eu não queria ser mais uma, por isso resolvi estudar teologia. Fiz minhas malas e vim morar no berço do cristianismo, a mesma cidade que São Pedro escolheu: Roma.

Negar sua espiritualidade é negar sua humanidade

Sim! Sou uma jornalista que também se formou em teologia. Um bicho raro? Nem tanto. Na minha sala havia mais 30 pessoas que não são padres, nem freiras – e também não estavam estudando para isso. Sempre existe gente que deseja se aprofundar nesse tipo de conhecimento, mesmo por mera curiosidade.

Estudar sobre Deus muda a forma de entender e se relacionar com Ele

O mais óbvio e, ao mesmo tempo, mais sensacional disso tudo é que na universidade você percebe: saber tudo de Deus é impossível. Ele jamais caberá na cabeça de alguém e isso me deu certa tranquilidade. Se eu pudesse explicar meu criador “tim tim” por “tim tim”, acharia que sou criadora e Ele criatura.

Por outro lado, podemos conhecê-lo muito mais do que pensamos. Cada mistério pode ser explicado (até certo ponto) com a razão humana, que, por suposto, é limitada. É fascinante estar cada vez mais perto e, ao chegar onde a razão não alcança, render-se e aceitar que Ele é inefável. Por isso, não posso deixar de dar uma dica: não coloque o seu entendimento sobre esse “Ser Superior” como condição para se relacionar com Ele.

É fascinante estar cada vez mais perto e, ao chegar onde a razão não alcança, render-se e aceitar que Deus é inefável

Todo ser humano tem sede desse relacionamento, mesmo sem saber e por mais ateu que seja. Isso também tem uma explicação: não depende da nossa vontade e nem da razão, está como que impressa na natureza humana. Negar sua espiritualidade é negar sua humanidade.