7 fatos interessantes sobre o sucesso mundial DESPACITO

Quem é Luis Fonsi? No início de 2017, pouquíssimas pessoas saberiam responder. Hoje, quase que automaticamente, pensam em “Despacito”. O porto riquenho entrou para a história da música com o hit que virou febre e tomou conta do mundo inteiro. Não há um ser humano na terra que nunca ouviu, ao menos, a palavra “Des pa cito” – assim mesmo: separada, cantada, devagarzinho. A canção já foi eleita o sucesso do ano e ainda estamos na metade dele.

+ Os 5 clipes musicais mais assistidos do Youtube em Junho 2017

  • Compositor: Luis Fonsi, Erika Ender, Ramon Ayala, (versão original), Jason Boyd, Justin Bieber, Marty James Garton (remix);
  • Data de Lançamento: 13 de janeiro de 2017;
  • Gravadora: Universal Latin, Island, Def Jam e Republic;
  • Produção:  André Torres e Mauricio Rengifo;
  • Formato: Download digital/ Airplay;

São nove semanas seguidas no topo do Hot 100 da Billboard mundial. Ao lado de “La Bamba” e “Macarena”, “Despacito” foi uma das pouquíssimas faixas latinas a liderarem a lista de mais ouvidas nos Estados Unidos. A parceria de Fonsi com o também porto riquenho Daddy Yankee – e posteriormente com o canadense Justin Bieber – rendeu milhões, mudou vidas e quebrou diversos recordes.

Em menos de seis meses, “Despacito” quebra barreiras e conquista o mercado musical

Ao ultrapassar “Bailando”, de Enrique Iglesias, “Despacito” tornou-se o single latino com maior número de acessos no Youtube – e também é o vídeo mais visto em 2017. Além disso, foi a primeira música em espanhol a conquistar o topo no Spotify Global e no iTunes dos Estados Unidos.

“Pasito a pasito”, Daddy Yankee garantiu o título de “primeiro músico latino-americano a conquistar o topo entre os mais reproduzidos no Spotify”. Com 44,726 milhões de reproduções mensais na plataforma de streaming, o cantor desbancou Ed Sheeran e o badalado “Divide” – agora em segundo lugar com 44, 576 milhões.

Quer saber mais alguns fatos interessantes sobre “Despacito”? Nós contamos.

7. Um dos maiores da história do Youtube

A música entrou para o seleto grupo de vídeos do Youtube com mais de 2 bilhões de visualizações. São quase 2,5 bilhões desde a publicação, em janeiro. O feito colocou Luis Fonsi e Daddy Yankee ao lado de grandes artistas, como Justin Bieber, Taylor Swift, Katy Perry e a banda Maroon 5.

“Despacito” foi uma das pouquíssimas faixas latinas a liderarem a lista de mais ouvidas nos Estados Unidos

6. Atrapalhando os vôos argentinos

Em Buenos Aires, um piloto distraído de um avião de pequeno porte deixou o microfone ligado e bloqueou toda a frequência dos canais que a torre de controle do Aeroporto Internacional Ministro Pistarini utiliza para se comunicar com as aeronaves. Adivinha o que ele fez por 15 minutos? Isso mesmo, cantou “Despacito” para todo mundo ouvir.

5. “Despacito” reanimou a economia de Porto Rico

A situação estava difícil para o país, até que “Despacito” surge como uma salvação e dá uma injeção de ânimo na economia porto riquenha. Por causa do clipe oficial, muitas pessoas ficaram curiosas para conhecer o país citado na canção de Fonsi, suas praias encantadoras e gastronomia rica. O turismo cresceu 45% nos últimos meses. Não basta mudar a vida dos cantores, mudou a da terra natal também.

4. Quatro horas que mudaram tudo

Quanto tempo você precisa para transformar completamente sua vida? Luis Fonsi, cantor e compositor de “Despacito”, precisou de apenas quatro horas. Em entrevista, ele contou que acordou com partes do refrão na cabeça, chamou um amigo e escreveu a música em pouco mais de 240 minutos. Até então, Fonsi nem imaginava que aquele instante daria um novo rumo à sua trajetória artística.

A música entrou para o seleto grupo de vídeos do Youtube com mais de 2 bilhões de visualizações

3. Paródias por causa sociais

Na Espanha, a fundação “Los Acogidos de Lidia” transformou “Despacito” em “Tu perrito”, para incentivar a adoração de animais abandonados. Alguns estão há cinco anos em busca de uma família. Já na Argentina, a ativista Natália Maderna, integrante de um coletivo feminista, criou uma letra para combater o machismo e o feminicídio. Ambas as paródias viralizaram na internet e ganharam milhares de acessos.

2. Abrindo caminhos para os latinos

Depois da repercussão estrondosa de “Despacito”, o presidente da Republic Records, Charlie Walk, responsável por promover o hit nas rádios mundiais, está atrás de novos artistas latinos com potencial para uma carreira internacional. Walk vê um novo momento no mercado fonográfico, no qual as músicas em espanhol – e até português – podem ganhar espaço e levarem a cultura sul-americana para todo lugar.

a primeira música em espanhol a conquistar o topo no Spotify Global e no iTunes dos Estados Unidos

1. Justin Bieber não sabe cantar a letra de Despacito

Apesar de fazer questão de participar de “Despacito” e gravar um remix, o astro canadense não sabe a letra do refrão da música – o qual o próprio cantou em espanhol. Ao ouvir diversas fãs pedirem para cantar o hit em seus shows, Bieber confessou sua incapacidade de decorar as frases em outra língua e “pagou um micão” ao cantarolá-las durante uma live no Instagram. Fonsi defendeu o jovem e disse que entende a dificuldade, afinal, é bem diferente de seu idioma nativo.