Dá pra sobreviver às expectativas criadas, sim.


Carolina Scheid
, de Porto Alegre/RS, é formada em Ciências Sociais pela Unisinos e Gestora de RH. Entre em contato clicando aqui.

Todo mundo já ouviu ou fez alguma piadinha sobre a geração de expectativas. Tipo, “não crie expectativas, crie porcos. Se nada der certo, você terá o bacon”. Já devo ter dito, mas acho uma bobagem. Aliás, no meu caso, se eu criasse porcos, seria como pet mesmo, porque sou uma aprendiz de vegetariana.

+ Como se livrar de 4 emoções altamente tóxicas
+ Como a prática da empatia pode mudar sua vida para melhor

O fato é que expectativa não atendida é uma dureza justamente porque ela nasce da confiança na realização. Eu queria tanto que desse certo. Mas não deu. Poderia ter dado. Mas não deu. E não é por causa disso que precisamos perder a fé na realização e a confiança em si mesmo.

Aprenda a lidar com a frustração e mantenha uma postura otimista frente à vida.
Como dizia Shimon Peres, um dos grandes pacifistas do nosso tempo, “os otimistas e os pessimistas morrem exatamente da mesma maneira, mas vivem vidas muito diferentes”. Os otimistas certamente mais felizes. Só os otimistas esperam.

sobre expectativas, crie-as, sim, mas aguente se não for como você queria.

Não me refiro a aguentar no osso, engolir o choro, mas desenvolver a capacidade de aceitar as coisas como elas se apresentam. Pelo contrário, emoção tem que ser sentida. A sabedoria não está me não sentir, mas em aprender a lidar de forma cada vez mais suave e contemplativa com o sofrimento.

Para isso, modestamente, vou compartilhar 4 formas de lidar com a expectativa não correspondida, que podem ser usadas separadas ou misturadas, dependendo que situação.

1. Olhando o copo meio cheio

Às vezes o copo tem um lado meio cheio, nesse caso podemos nos apegar a isso. Jogar luz naquilo que é o lado positivo de cada situação. Lembra do otimista? É isto que ele faria.
Se a não correspondência da expectativa incomodou tanto, é porque ela fez parte, pelo menos por um tempo, de alguma situação muito legal que você viveu.

É possível sobreviver às expectativas

Tanto que não quis que acabasse ou mudasse. Então foca na experiência e nos bons momentos vividos. Quando vier na lembrança a parte meio vazia do copo, volta o pensamento para o lado bom. Não foi legal ter vivido? Não é bom ter histórias para contar? Daqui há pouco já tem outra pra contar. Confie.

2. Se nada der certo

Às vezes o copo está vazio mesmo. Por um motivo que normalmente a gente desconhece, ou pelo menos leva bastante tempo para entender, algumas coisas não irão se realizar. O famigerado “não era pra ser”. Acredite você em destino, karma ou outra condição, a verdade é que nem todas as histórias ou realizações tem potencial “de ser”.

É possível sobreviver às expectativas

A mente atrai, mas não apenas ela que precisa agir, o universo tem que conspirar. Neste caso, eu costumo pensar que tem algo melhor para vir, mas confesso que muitas vezes, penso que não tive mérito para conquistar. Paciência, a vida é feita de movimentos, que por vezes pressupõem perda, por vezes, ganho. Digo “pressupõem”, porque no fundo acredito que não há perda, há mudança. Nossa única certeza na vida. Aceite.

3. Tudo é aprendizado

As histórias e situações têm uma tendência a se repetir e o ponto comum de cada uma delas somos nós. Então ao que tudo indica, somos a chave para mudança. De projetos de empreendedorismo às relações afetivas, cada um tem um modo de operar nessas situações, amparados por crenças e modelos mentais que agem em conjunto. Enquanto agirmos no piloto automático, reproduzindo os mesmos comportamentos, chegaremos invariavelmente aos mesmos resultados.

É possível sobreviver às expectativas

De forma consciente, interessada em não passar a vida cometendo os mesmos erros, precisamos buscar aprender com a experiência vivida. Não se trata de se esquivar das situações, mas de nos posicionarmos de uma forma diferente, assumindo de forma madura a responsabilidade pelo pedaço que nos cabe. O que você aprendeu com isso? Transforme-se.

4. O livramento

Tem uma expressão grosseira que circula pelas redes sociais que diz “tem coisas que a gente não perde, se livra”. Ai, credo. Não dá para passar a vida tratando as perdas como algo que não presta. Seja o que for, até então, a gente queria.

Existem coisas que é melhor a gente nem conquistar. Não porque não presta, mas porque não é pra gente

É forte, eu sei, porém, a mais pura verdade. Podemos pensar que é falta de merecimento ou sorte, tanto faz. Entretanto o fato de não ter conquistado pode também representar uma proteção, um livramento de uma consequência que nunca saberemos qual. Agradeça.

É possível sobreviver às expectativas

Confie, aceite, transforme-se e agradeça. Essa é uma possibilidade de olhar para expectativa como um ciclo de aprendizado, de desenvolvimento pessoal. Não parece positivo? Então não deixe de criar expectativas, de acreditar, de esperar o melhor, mas aceite a vida como ela se apresenta, nem sempre, como a gente queria, mas sempre como deveria ser.

Continue acreditando. Quem espera sempre alcança. Um passo de cada vez.