Templo Zu Lai: o maior Santuário Budista da América Latina


Clayton Clemente mora em Guarulhos/SP, formado em Engenharia de Produção, é apaixonado por viagens e mantém o Instagram Rock n’ Road. Entre em contato clicando aqui.

Poucos sabem, mas nem só de prédios e trânsito intenso vive São Paulo. A grande metrópole possui locais tranquilos, onde é possível ouvir a própria respiração e viver momentos de paz. Um deles é o Templo Zu Lai. Localizado em Cotia, a cerca de 32 km do centro da cidade, é considerado o maior Santuário Budista da América Latina.

+ Os 7 melhores passeios para fazer em Natal

Sua história teve início em meados de 1992, quando a família Chang fez a doação de um sítio de 150.000 m² para o Monastério Fo Guang Shan, após receberem a visita do Mestre Hsing Yün. Encheram-se de alegria ao ouvir as palavras de Darma do Mestre. Em 2000, começou a construção de um templo de 10.000 m², que ficou pronto 3 anos depois.

Um ponto de paz na cidade da agitação

A arquitetura do lugar – feita por profissionais chineses, japoneses, taiwaneses e brasileiros – impressiona. Segue os estilos dos palácios da Dinastia Tang e das estruturas ocidentais. A área externa, ao redor do templo principal, conta com área verde extensa e um lago ornamentado com carpas e tartarugas.

O templo possui arquitetura ocidental e é um local de paz

Os ambientes do templo remetem a momentos de tranquilidade. Se deseja ler um livro sentado na grama, ou simplesmente pensar na vida, este é o lugar perfeito. Sem dúvida, uma excelente alternativa para quem deseja passar um dia agradável – seja com a família ou até mesmo sozinho.

localizado em Cotia, é considerado o maior Santuário Budista da América Latina

Atividades orientais e regras do Zu Lai

Durante a visita ao Templo, é comum encontrar praticantes do Tai Chi Chuan, arte marcial interna chinesa, no mezanino superior e praça principal. Outras atividades, ligadas à cultura oriental, também podem ser encontradas no Zu Lai. Estas, porém, possuem um valor simbólico, cobrado para a manutenção do espaço.

Vale lembrar que por se tratar de um templo religioso, alguma regras devem ser seguidas: por exemplo, o que diz respeito a vestimenta, silêncio e palavras utilizadas nos ambientes. Não é permitido fotografar as partes internas, como salas de meditação, e pede-se também para não registrar as pessoas em suas atividades cotidianas – a menos que estas autorizem.

Como funciona a visitação do templo? 

Para grupos de no mínimo 15 pessoas, o espaço disponibiliza um serviço de visita monitorada, agendada através do formulário que encontra-se no site oficial. O horário de funcionamento é de terça à sexta-feira, das 12h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h.

A arquitetura do templo segue os estilos dos palácios da Dinastia Tang

O templo não abre às segundas-feiras, mesmo que seja feriado. A entrada é gratuita. Para quem quiser conhecer, basta ir à Estrada Municipal Fernando Nobre, 1461, em Cotia, São Paulo. Todos os domingos, um ônibus gratuito sai do bairro da Liberdade rumo ao local.