6 músicas internacionais que são machistas e você canta sem perceber

Os brasileiros vivem reclamando das letras pesadas dos funks e o quanto elas desvalorizam as mulheres. Claro, eles não estão errados, longe disso. Algumas músicas realmente vão longe demais. O problema está no discurso de que “funk não é cultura” e desmerecer o movimento cultural vindo das favelas.

+ 10 funks proibidões que as mulheres cantam mas não deveriam

Os mesmos que reproduzem essas falas, escutam hits estrangeiros de diversos gêneros que também possuem conteúdo machista e misógino. Mas é aquele ditado: em inglês tudo fica mais bonito.  Listamos seis canções internacionais que são ofensivas ao público feminino e você canta sem perceber – ou saber.

6. Hotline Bling – Drake

A letra da música é, basicamente, um cara indignado por retornar e ver sua ex curtindo a vida. “Desde que eu deixei a cidade, você começou a usar roupas menores e sair mais, taças de champanhe na pista de dança, saindo com umas garotas que eu nunca tinha visto” é um exemplo.

Drake também cita “fazendo coisas que eu te ensinei, ficando safada com outra pessoa” e “costumava ficar sempre em casa, ser uma boa garota”, como se o fato da moça se divertir a fizesse ser um “má exemplo”.

As pessoas reproduzem canções com conteúdos machistas e misóginos sem ao menos saber o que elas dizem

5. Animals – Maroon 5

O contexto, se analisado friamente, é extremamente problemático. Frases como “Talvez você pense que pode se esconder, mas consigo sentir seu cheiro de longe” e “serei seu predador essa noite, te caçarei, te comerei viva” soam como se fossem ditas por um psicopata.

No clipe, as imagens foram gravadas parcialmente em um açougue fictício, e há uma alternância entre a mulher e pedaços de carne cortados e ensaguentados. Acho que não preciso dizer muito, é autoexplicativo.

4. Talk Dirty – Jason Derulo feat 2 Chainz

É comum, pelo menos em seus trabalhos recentes, vermos Jason Derulo sexualizar e objetificar a mulher. Em “Talk Dirty”, encontramos trechos vulgares como “Vendi todos os ingressos, você pode chupar o meu pênis”, “tenho que anotá-la no meu telefone como bunduda” e “não falo sua língua, mas sua bunda não precisa de explicação”.

3. Famous – Kanye West

Essa letra gerou muita polêmica no mundo dos famosos, pois envolvia uma confusão antiga entre Kanye West e Taylor Swift. Não é a toa que ele menospreza o talento da jovem e diz “Eu sinto que eu e a Taylor ainda vamos transar. Por quê? Eu fiz aquela vadia famosa”.

Como se ela precisasse dele para ganhar tantos prêmios, escrever ótimas canções e fazer sucesso, né? Taylor estava ganhando um VMA quando ele deu início à confusão. O rapper ainda fala outros absurdos. “Para todas as garotas que receberam um pinto do Kanye West” é um deles.

Algumas letras sexualizam, diminuem e até fazem apologia à violência contra a mulher

2. Love the way you lie – Eminen feat Rihanna

A canção conta a história de um relacionamento abusivo e relata agressões físicas à mulher, ameaças, entre outros pontos. Você deveria se sentir culpado de cantá-la com o tanto de versos problemáticos que ela possui. Repare nas seguintes frases:

  • “Eu desci o braço nela, eu nunca vou me rebaixar tanto de novo”
  • “Agora você está ficando de saco cheio de olhar para ela. Você jurou que nunca bateria nela, nunca faria nada para prejudicá-la”
  • “Quando você as cospe, você empurra, puxa o cabelo um do outro, arranha, garras, morde ela, atira ela no chão, segura ela no chão”
  • “Eu disse que isso é culpa minha, olhe-me nos olhos, da próxima vez que eu estiver irritado vou mirar meu punho na parede”
  • “Se ela tentar ir embora de novo, eu vou amarrá-la na cama e colocar fogo nesta casa”

1. Stupid Girls – Pink

O nome da canção já mostra que boa coisa não é. O problema maior é: uma mulher cantando uma música que julga e diminui outras mulheres por suas atitudes e escolhas. Faltou muita sensibilidade e empatia por parte da Pink.

Durante a letra, a cantora utiliza vários termos e esteriótipos machistas e dá a entender que as mulheres que decidem levar uma vida na qual a aparência é mais importante são estúpidas. Ela cita também que não quer ser uma “garota de paparazzi pornô”, como se fosse algo vergonhoso.