As maiores polêmicas em Copa do Mundo

Somos um país apaixonado por futebol e em cada uma das Copas do Mundo que passaram, guardamos lembranças boas e tristes, vibramos, rimos e choramos muito também. Vamos aproveitar o clima do mundial para saber um pouco mais das maiores polêmicas desse evento imperdível!

1. O Mundial de 1934 foi a Copa do Regime Fascista

Na época, o ditador Benito Mussolini estava no poder e por conta disso, tinha fortes interesses políticos nessa Copa. Assim, os jogadores tinham que obedecer uma ordem de fazer o cumprimento fascista durante os jogos.

O Mundial de 1934 foi a Copa do Regime Fascista

Mussolini foi alvo de críticas e denúncias por ter comprado os juízes, fazendo com que a Itália se tornasse a grande campeã. O que chamou também a atenção foi um bilhete do ditador entregue aos jogadores antes da partida final com a frase “A vitória ou a morte!”.

2.A Copa 1986 ficou marcada quando a Colômbia recusou sediar o MundialA Copa 1986 ficou marcada quando a Colômbia recusou sediar o Mundial

O presidente Belisario Betancur em 1982, confrontou a Fifa relatando que a Copa deveria servir à Colômbia e não a Colômbia à multinacional Fifa. Isso ocorreu, porque a Fifa exigia que o país construísse 12 estádios, mas devido à crise econômica, isso não foi possível e a Copa acabou acontecendo no México.

3. Copa de 1986 e La Mano de Dios

Em 22 de Junho de 1986, no Estádio Azteca, na Cidade do México, no início do segundo tempo Diego Armando Maradona passa por três marcadores, tabela com Valdano e divide com o zagueiro Steve Hodge.

Com a bola no alto, apesar dos seus 1,65m ganha pelo alto do goleiro Peter Shilton de 1,83m.

“O primeiro gol contra a Inglaterra? Foi a mão de Deus.” Afirmou o craque argentino Diego Maradona

O mundo inteiro, menos o árbitro tunisiano Ali Bin Nasser, viu que El Pibe conduziu a bola com a mão. Gol da Argentina e o segundo título mundial dos argentinos era questão de tempo.

4. Copa de 1990, Argentina 1 x 0 Brasil e o caso da água batizada

O argentino Caniggia dribla o goleiro Taffarel e marca o gol que elimina o Brasil na Copa de 1990

Em 24 de Junho de 1990, no estádio de Turim, os jogadores argentinos Maradona e Basualdo confessaram que o massagista Miguel di Lorenzo, o Galíndez, entregou água batizada com calmantes e soníferos para os jogadores brasileiros em jogo válido pelas oitavas-de-final daquele mundial.

“Nenhum ser humano que estava dentro do campo ia imaginar que ia ter uma trapaça dessa. Eu fiquei sabendo depois de três meses” disse o lateral-esquerdo brasileiro Branco

A Argentina venceu a partida pelo placar de 1 a 0, com Caniggia marcando o gol após driblar o goleiro Taffarel e foi vice-campeã em final contra a Alemanha.

5. Maradona, a Copa de 94 e o doping

Apesar de ter jogado bonito, carregado a seleção argentina nas costas e conquistado dois jogos e duas vitórias, Maradona foi descoberto no exame antidoping, sendo expulso logo em seguida.

via GIPHY

Mesmo com esse episódio, ainda dizia que estava sendo perseguido, porque sabiam que a seleção argentina seria a grande campeã daquela Copa.

6. Copa de 98: A final mais polêmica que mamilos

Até hoje, ninguém entende o que realmente aconteceu na final da Copa de 98, com a derrota do Brasil para a França. Segundo relatos, Ronaldinho teve uma convulsão e seria substituído por Edmundo, porém isso não ocorreu. Existem especulações que o Brasil teria vendido a final de 98 em troca do título de 2002.

Ronaldo e a polêmica final da Copa de 1998

Existe, inclusive, várias lendas de que a Nike – que patrocinava Ronaldinho na época – exigia que ele entrasse em campo, independente do seu estado e uma outra lenda impressionante, era que teriam tentado envenená-lo.

7. Copa de 2006 e a cabeçada do Zidane em Materazzi

Na final da Copa do Mundo de 2006, após ser provocado pelo defensor Marco Materazzi, o astro francês Zinedine Zidane, hoje técnico do Real Madrid, proferiu uma cabeçada no peito do zagueiro da Seleção Italiana.

via GIPHY

10 anos depois, confessou que insultou a irmã do camisa 10 da França, mas jamais desacatou sua mãe, como fora noticiado. Zidane recorda que, apesar das suas razões, não se orgulha da reação. Já Materazzi, lamenta o ocorrido, mas avalia que não havia motivo para tamanha repercussão.

8. Copa de 2014 e a mordida de Suárez em Chiellini

O dia 24 de Junho de 2014 entrou para a história das Copas como o dia em que o atacante uruguaio Luis Suárez desferiu uma inacreditável mordida no ombro do zagueiro italiano Giorgio Chiellini. A mordida aconteceu aos 36 minutos do segundo tempo, quando a Seleção Italiana já tinha um jogador expulso.

via GIPHY

Suárez ainda se fez de vítima e fingiu que levou uma ombrada na boca. O craque uruguaio é reincidente. Quando jogava no Ajax em 2010 ele mordeu um jogador do PSV Eindhoven e mordeu Ivanovic, do Chelsea, quando jogava pelo Liverpool.

9. Na Copa de 2018 o Canarinho Pistola é preso na chegada a Moscou

Canarinho Pistola é preso na Russia

O mascote brasileiro Canarinho Pistola passou por mals bocados na tarde de segunda feira, 25 de Junho de 2018, durante a chegada da Seleção Brasileira de Futebol a Moscou e acabou sendo preso por seguranças do hotel.

A prisão aconteceu porque ele estava próximo de alguns torcedores, tocando surdo, fazendo festa e agitando a torcida quando os responsáveis pela segurança chegaram e o retiraram do local.

O canarinho foi liberado logo na sequência quando o staff da CBF explicou a situação aos funcionários do hotel.