6 demonstrações explícitas e comuns de machismo no trabalho

Algumas empresas possuem funcionários, e consequentemente ambientes de trabalho, extremamente machistas. Nota-se este tipo de preconceito desde pequenas atitudes sutis até as mais descaradas e absurdas. Mas, mesmo em casos graves, homens com atitudes sexistas são diariamente absolvidos, apoiados e promovidos a cargos importantes.

+ 6 músicas internacionais que são machistas e você canta sem perceber

A triste realidade de mulheres, em algumas empresas, é consequência de uma sociedade na qual o machismo está enraizado desde os primórdios. Se não acredita, basta comparar o salário de dois um funcionários com o mesmo cargo, um homem e uma mulher. Segundo pesquisas, a diferença vai de 20 a 60% por cento, dependendo do local e da função.

Assédio no trabalho é crime

Não bastasse isso, elas ainda são obrigadas a aguentar piadas, falta de respeito, assédio, entre tantos outros comportamentos ridículos que só acontecem por causa da diferença de gênero. Separamos as seis atitudes machistas mais comuns no trabalho.

6. Explicações extremamente óbvias

Duvidar da capacidade mental de uma pessoa por causa de seu gênero sexual é sexismo. Homens que sentem-se superiores tendem a menosprezar e subestimar a inteligência de uma mulher, dando-lhe orientações e explicações óbvias sobre determinadas tarefas e assuntos. Isso quando não questiona, para ver se ela realmente entendeu.

A triste realidade de mulheres em algumas empresas é consequência de uma sociedade machista

5. Interromper falas em momentos importantes

Interromper a fala da mulher é machismo

Outra prova de dúvida da capacidade feminina é o interrompimento. Segundo estudos, mulheres sofrem quase três vezes mais com esse fator que homens, uma diferença gritante. Isso acontece muito em reuniões, apresentações ou até mesmo conversas informais sobre assuntos considerados “masculinos”.

4. Piadinhas inconvenientes 

Piadas inconvenientes com mulheres

Sabe aquela piadinha sobre loira burra, gordas, quatro olhos, negras, TPM entre muitas outras? Apesar de desnecessárias e totalmente inconvenientes, elas são compartilhadas diariamente. Podem parecer “engraçadas” ou “inofensivas”, mas deixam mulheres constrangidas e desvalorizadas.

3. Comparada a homens como forma de “elogio”

“Nossa, você trabalha como um homem” é uma forma explícita de machismo, pois dá a entender que o serviço prestado pelo sexo masculino é superior ou de maior competência que o feminino. Além de diminuir a mulher, pode prejudicar seu desempenho e desenvolvimento.

Algumas empresas possuem  ambientes de trabalho extremamente machistas

2. Falta de crescimento e respeito 

Falta de respeito com mulheres no trabalho

É comum ver mulheres com carreiras estagnadas, pois as empresas nas quais trabalham costumam promover apenas homens para cargos importantes. Ou, quando elas alcançam funções superiores, não são respeitadas por funcionários e subordinados do sexo masculino, que não aceitam receber ordens femininas. Além de faltar com o respeito, ele está descumprindo com as obrigações estabelecidas em contrato.

1. Assédio moral e sexual 

Assédio é uma das formas que o machismo se manifesta no ambiente de trabalho

Cantadas, convites indecentes, olhares inadequados, xingamentos, julgamentos, insinuações… Até mesmo abusos físicos e psicológicos. Parece absurdo, mas acontece diariamente. E o pior: quando a mulher tem coragem de denunciar, corre o risco de perder o emprego e é tratada como culpada, não vítima. Subordinar uma mulher que exerce a mesma função e tratá-la como secretária também se enquadra nesse tópico.

Mulheres são obrigadas a aguentar piadas, falta de respeito, assédio, entre tantos outros comportamentos ridículos